الجمعة“ 7 نوفمبر 2025 - 10:27 م - جرينتش

الدكتور الشميري يلتقي بأبرز أعلام مسقط


Na amada Muscat durante minha visita em maio de 2025 e meus encontros com as figuras mais proeminentes de Muscat e seus lugares

Tive a honra de conhecer uma galáxia de notáveis ​​de Omã, meu irmão e amigo, alma gêmea, Sua Excelência o distinto, culto e justo Ministro, Juma bin Ali bin Juma, que me precedeu na extensão dos laços de favor e conhecimento, com um precioso, valioso e brilhante despacho para minha biblioteca no Cairo, (A História de Omã) através dos tempos, da pré-história até a era do abençoado renascimento, com a melhor preparação, produção, encadernação e cores, em oito luxuosos volumes coloridos e em uma caixa preciosa e ornamentada com seus ornamentos dourados que estão além de qualquer descrição, emitida pelo escritório de Sua Majestade o Conselheiro do Sultão para Assuntos Culturais, e é uma das obras-primas mais criativas que já vi, então coroei minha biblioteca com ela, encantando leitores e espectadores, então não encontrei nada para retornar além da minha enciclopédia de notáveis ​​e autores iemenitas em sua primeira edição com seus vinte volumes.


Biblioteca do Dr. Juma bin Ali bin Juma'a. A serviço da ciência
Quanto à minha última visita a Muscat, a cidade do amor, do conhecimento e da paz, o Dr. Juma bin Ali bin Juma'a me hospedou em seu magnífico palácio e me alimentou com sua hospitalidade em sua grande e elegante tenda familiar, com seus entes queridos, e me apresentou à sua abençoada casa e às casas de seus nobres filhos. Tive o prazer e a plena felicidade de visitar seu luxuoso escritório e sua grande biblioteca, que superava todas as bibliotecas em beleza, luxo e sofisticação, com seus três andares, elegantes salões e confortáveis ​​salões. Fiquei deslumbrado com seu design e mobiliário, a coisa mais criativa que o olho já viu, e com seu conteúdo de milhares de volumes luxuosos, títulos raros e documentação requintada das mais antigas revistas científicas e literárias mensais, escritas por escritores, poetas e pensadores famosos ao longo dos tempos, em todos os países. Elas são indexadas e organizadas cronologicamente. As coisas mais maravilhosas gastas na ciência foram gastas em encaderná-las com luxo e numeração. Não consegui controlar minha intensa alegria com o que vi a serviço da ciência, exceto para me prostrar em agradecimento. A Deus e humildes súplicas. Ele foi gentil comigo, imergindo-me nas dádivas mais preciosas de um nobre e grande erudito, ao me presentear com livros valiosos de sua abençoada biblioteca (Omã Desde a Eternidade), em quatro volumes enormes, pesando aproximadamente mais de vinte quilos, em uma bela encadernação, com papelão luxuoso e cores vibrantes, retratando lugares, sítios e tempos desde a eternidade. Que Omã seja abençoado e que o esforço, o investimento e a produção sejam abençoados.


Dedicatórias valiosas:
Ele também me dedicou seu valioso livro científico acadêmico, em seu estudo abrangente e preciso, intitulado: ( Segurança Árabe em um Mundo em Mudança ), de autoria do Dr. Jumaa bin Ali bin Jumaa, publicado pela famosa Biblioteca Madbouly, no Egito, em 655 páginas, e uma fonte na introdução do livro com uma breve biografia do autor. Achei seu livro rico em informações valiosas sobre questões de fronteiras, água, dimensões globais, segurança da informação, mapas e população. Que Deus o recompense com a melhor recompensa.

Percebi seu intenso interesse em concluir a construção de sua grande mesquita, e ele me mostrou seus belos planos para sua terra natal ancestral, Al-Qaryat, que fica a cerca de 100 quilômetros de Mascate. Antes de se despedir, ele me parou em frente à prateleira mais proeminente de sua biblioteca, onde colocou uma enciclopédia de figuras e autores iemenitas. Tiramos algumas fotos juntos. Ele também me acomodou em sua cadeira de escritório particular para que eu pudesse escrever uma dedicatória do primeiro volume da minha enciclopédia e de alguns dos meus poemas e escritos. Ele saiu para me acompanhar até o carro e me presenteou com os presentes mais preciosos que um amante generoso pode dar ao seu convidado e irmão.


E minha língua foi com seu presente de orações e paz sobre meu mestre, o Mensageiro de Allah, que Deus o abençoe e lhe conceda paz, e um pensamento passou pela minha mente:
Eles dizem que quando o bem é mencionado, Ahmad é mencionado
, então você tem uma Sunnah para mencioná-lo?
Eu disse a eles que não, mas o bem é Ahmad, então
o mencionamos, e uma coisa nos lembra da outra.
Eu estava nas colinas de Muscat e suas costas parabenizando nosso amado país, Omã, sua terra e seu povo na ocasião de Sua Majestade o grande, culto e generoso Sultão Haitham bin Tariq Al Said, a quem tive a honra de conhecer um dia em um festival cultural no amado Marrocos, quando ele era o patrono da cultura em Omã.
Despeço-me da bela Muscat com a esperança de repetir as visitas e encontrar meus entes queridos muitas vezes, se Deus quiser.
Obrigado às duas nobres mulheres que participaram nas reuniões, documentaram-nas e registaram-nas, à professora de comunicação social iraquiana Lamees Al Kaabiya e à romancista iemenita Umat Allah Al Hajji.
Escrito pelo Dr.